Não é de hoje que os smartphones, cada vez mais disseminados, apostam em jogos para atrair mais usuários. O iOS e o Android, principalmente, investem pesado em tornar a experiência de jogadores acostumados a games ainda melhor nessas plataformas e em muitos casos, tem conseguido.
Segundo a iSupply, empresa de pesquisa de mercado, as vendas de smartphones capazes de rodar bons jogos crescerá 11,4% no final de 2010, chegando a 1,27 bilhão em números totais, comparado a 1,14 bilhão de 2009. No final de 2010, espera-se que as vendas de consoles cheguem a 52,3 milhões de unidades, 0,2% a mais comparado a 2009 (que teve 52,1 bilhões).
A expectativa em relação aos consoles portáteis é de queda em 2010. Segundo a empresa, espera-se que a venda desse tipo de plataforma chegue a 38,9 milhões de unidades, comparado aos 39,9 milhões de 2009. “A formidável liderança alcançada pelos celulares com capacidade de jogos irá continuar nos anos que virão, sem pistas que irão diminuir, e sua presença próxima a universal dá a eles o potencial para tornar-se uma ameaça competitiva viável a consoles dedicados, especialmente os portáteis”, afirmou Pamela Tufegdzic, analista de eletrônicos de consume da iSupply.
Esse perigo é visto por Sony e Nintendo com muita atenção. As duas gigantes, que investem pesado em consoles portáteis com seus PSP e Nintendo DS, vêem smartphones muitas vezes mais baratos chegarem às mãos dos consumidores com diversas opções de jogos, gratuitos e pagos, e mesmo assim os pagos custam muito menos do que os UMDs do PSP ou fitas do DS. Essa disputa promete só esquentar daqui para frente, o que as gigantes farão para enfrentar essa nova concorrência?